Abra a Boca!

por Fábio Bibancos

 

TdB, Dentista do Bem e Vila Mariana...

Eu adorei dar essa entrevista. E gostei mais ainda do resultado final! Então, resolvi compartilhar ela aqui, com vocês.

Bom final de semana!

 

Conversa com o dentista Fábio Bibancos por perolasblogs no Videolog.tv.

 

Escrito por Fabio Bibancos às 13h11

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Muuuito trabalho!

Não vou escrever nada hoje. Temos de cadastrar todos estes novos voluntários. Até amanhã!

 

Escrito por Fabio Bibancos às 14h59

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Milhares de sorrisos!!!

Estou muito feliz hoje! A participação da TdB no CIOSP foi maravilhosa!!! Conseguimos bater nossas metas, mas é muuuito mais do que isso! O esforço dos voluntários, a boa vontade do pessoal dos estandes da Trident e da Oral B... Todo mundo lá, trabalhando sem parar até o último segundo.

Nossos voluntários deram um show. Como sempre. Muitos passaram os quatro dias nos nossos estandes. E você se pergunta: por que essas pessoas fazem isso, por que largam família, amigos, consultório pra gastar saliva e sola de sapato sem ganhar nada?

Porque eles acreditam. Simples assim.

Quando a TdB começou, eu era uma voz. Só eu para convencer as pessoas de que o Brasil precisava de uma política de saúde bucal decente, que as nossas crianças mereciam sorrir sem vergonha e que nossos dentistas deveriam ser valorizados. No começo, pouca gente acreditou.

Dez anos se passaram e o governo fez quase nada. Mas as coisas mudaram muito. A tropa de elite dos voluntários que participou do CIOSP é a prova disso. Mesmo os veteranos ainda se emocionam. E eu também!

Teve voluntário que decorou a lista de cidades que precisam de coordenadores – e olha que eram muitas! Outros ficaram com bolhas no pé, sentavam um pouco para descansar, mas levantavam correndo sempre que viam um grupo novo passando pelos corredores. A voz ficou rouca, mas quem se importa? Já dizia Fernando Pessoa: tudo vale a pena quando a alma não é pequena...

O resultado disso tudo? Graças à participação no CIOSP, vamos atender mais 2.300 crianças! Mais de 800 dentistas foram cadastrados. Gente de 400 cidades de todo o Brasil e também do Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina, República Dominicana, Colômbia e Chile. A lojinha da TdB faturou R$ 17 mil. E o Estudante do Bem bombou: 800 inscritos no nosso concurso!

Qualquer agradecimento pra essa turma é pouco! Faço questão de registrar aqui no blog todos os voluntários que participaram do CIOSP com a TdB:

Adriana Ferreira Vieira, Alex Sandro Alves e Silva, Aline Arruda Ramos, Ana Beatriz Azevedo, Ana Carolina Massaro, Ana Paula Viera da Costa, Andrea Liliana Pinol Sarmiento, Angela Bortolucci, Angelita Gubolin, Angemerli Maza Basaglia Teodoro, Camila Gomes Caseiro, Karla dos Santos Diniz, Carlos Sérgio de Souza Araújo, Claudia Maria Rebouças Wolfenberg, Claudiney Ferreira Ribeiro, Cleferson Ferreira de Moura, Cleuma Oliveira de Farias, Cristiane Couto Tavares, Diana de Espírito Santo Nogueira, Elismara Medeiros, Érica Mitiko, Fabiana Tristão e Mello, Fábio Eduardo Spinosa, Fabio Kloster, Fátima Pereira Porto, Fernanda Dornelas, Fernanda Silva, Fernanda Valone Gorini, Hellen Felpoldi, Helen Mary Costa da Silva, Izilda Simões Lotufo, Jakeline Dantas Tavares, Lais Degani Guarenghi, Leonardo de Assis Costa, Lucia Regina Crema Santos, Luciana Bason Marques, Luiz Guilherme Pacheco, Luiz Gustavo Lima Oliveira, Luiz Roberto dos Santos Scott, Marcia Ribeiro, Marcos Jordão Napoli, Maria Cristina Souza, Marilia Vieira Martins, Marlei de Souza Leite Moreira, Marlon Mezadri Layber, Najara Barbosa da Rocha, Nicia de Mattos Paranhos Arruda, Renata Bernini Cancian, Renata Fernandes Vaz Guimarães Nogueira, Renato Alessandro Costa Manso, Ricardo Greco, Roberta Suely Siqueira da Silva, Rodrigo Giovani Camargo, Sarah Pena, Silvia Barella, Sirlene Morais Grotti e Valeria Rolim. Ufa, mais de 50 pessoas!

Muuuito obrigado, voluntários! Muuuito obrigado, Trident e Oral B! Muuuito obrigado, equipe TdB! A missão do CIOSP foi cumprida, mas o ano está só começando, vamos fazer muito mais com a ajuda de vocês!!

 

 

 

 

 

Escrito por Fabio Bibancos às 15h54

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Resposta antes da sobremesa

Sou meio cético. Quando bate o cansaço ou a insônia, me pego pensando: a TdB está indo pelo caminho certo? Isso tudo faz sentido? O legal é que geralmente a resposta aparece bem na frente do meu nariz.

Ontem, a Oral B ofereceu um jantar para todos os voluntários e funcionários da TdB que estão ralando no CIOSP. O pessoal do estande da Oral B também foi. Podia ter sido uma coisa mais formal, todo mundo comportadinho... Que nada! Virou a maior bagunça – no bom sentido.

Depois de tanto tempo nesta batalha, ainda me comovo.

A gente não para de falar, como numa reunião de amigos mesmo. Colocamos o assunto em dia (família, férias...), mas, de vez em quando, alguém comenta o tratamento daquela criança que a TdB mandou há alguns meses. E os outros ouvem com atenção, lembram de casos parecidos e a conversa continua por horas, misturando todos os assuntos.

Não é papo cabeça, com caras sérias. Podia ser. O que não falta é história triste nos consultórios dos Dentistas do Bem! Mas, nos nossos encontros, o que a gente mais faz é rir. A gente nunca esquece as crianças, mas acho que quem faz a coisa certa tem uma leveza. Sabe aquela coisa piegas de “beleza interior”? Então...

E no jantar de ontem ainda tinha sangue novo. Literalmente. O pessoal da Oral B é jovem, empolgado. Combina perfeitamente com o espírito da TdB.

Com essas pessoas, qualquer dúvida desaparece. Acho que estamos mudando o mundo!!!

 

Escrito por Fabio Bibancos às 13h26

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Meu reino por um brinde!

A TdB está bombando no CIOSP!!! Pela primeira vez, estamos em dois estandes (dos nossos mantenedores Trident e Oral B). Voluntários, equipe, todo mundo no corpo a corpo para cadastrar novos dentistas e atender mais crianças que não podem pagar pelo tratamento. O concurso Estudante do Bem, que expliquei no post passado, também está fazendo o maior sucesso.

Mas antes de mostrar nosso agito no congresso, queria comentar uma coisa: os brindes. Ah, os brindes, esses maravilhosos objetos de desejo que fazem as filas crescerem... Nem o pipoqueiro consegue atrair tanta gente!

Até aí, tudo bem. Quem não gosta de um presente? É simpático e as empresas sabem disso, então investem em brindes para fixar a marca e fidelizar os consumidores, como se diz.

O que é estranho é que parece que tem muita gente que só vai feira e congresso para sair carregado de brinde. Oi?? Jura que é canetinha e porta-qualquer-coisa que você quer quando vai num congresso? Jura que você não está interessado em aprender alguma coisa nova, ouvir ideias diferentes (e aí incluo a ideia maluca de usar os horários ociosos do consultório para atender uma criança carente)?

A febre dos brindes chama muito a atenção. Principalmente quando você, depois de gastar o verbo explicando um projeto legal como o Dentista ou o Estudante do Bem, ouve a fatídica pergunta: “Mas tem brinde?” Ou pior, quando a pessoa nem deixa você falar direito e já cobra o brinde! Como se isso fosse uma obrigação. Tem até aqueles que falam: “Eu vou ganhar só um espelhinho se eu me cadastrar no projeto?”

Nossos mantenedores no CIOSP são legais. E dão brinde, sim. Ainda temos dois dias de congresso (hoje e amanhã) e tem presentinho para todo mundo até o fim. Mas o que eu quero mesmo é um outro tipo de brinde, aquele que a gente faz entre amigos, cada um segurando um copo, para comemorar uma conquista! Se a gente conseguir atendimento para mais 2 mil crianças, isso sim vai valer um brinde maravilhoso!!!

E para bater nossa meta, a gente vai continuar agitando o CIOSP...

 

Escrito por Fabio Bibancos às 13h59

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Abra a Boca! Abra a Boca! é produzido por Fábio Bibancos, dentista e presidente do Instituto Bibancos de Odontologia e da OSCIP Turma do Bem.
Foi reconhecido Empreendedor Social em 2006 pela Fundação Schwab e, em 2007, pela Ashoka Empreendedores Sociais.


RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.